Queridos! Para além de um espaço sobre reflexões relacionadas à arte e fotografia, encontro nessa newsletter um lugar para trazer recomendações. Hoje, venho com um livrinho literalmente delicioso: cozinha POP — as 100 melhores cenas gastronômicas do cinema e das séries de TV (com receitas), de Mariane Lorente e Laura Salaberry.
Sempre gostamos de abordagens multidisciplinares e, quando a mistura traz arte e gastronomia, o resultado é, quase garantidamente, irresistível. Quando tínhamos espaço físico em Brasília, fizemos várias atividades com a mesma pegada no f/508: projeção de filmes/episódios relacionados à gastronomia junto a degustação de comidinhas que dialogavam com a proposta. Uma das sessões que mais fez sucesso foi relacionada à série japonesa Midnight Diner.
A cada página do livro, para além de rememorar cenas clássicas, mainstream e cults, onde a gastronomia aparece como assunto principal, acessório ou coadjuvante, podemos também nos encantar com dicas sobre comida e uma seleção de receitinhas fáceis que tem tudo a ver com cada produção audiovisual citada. Mais do que uma ótima desculpa para se deliciar com uma sessão de cinema caseira com petiscos que extrapolam a pipoca, o livro funciona também como um fofo recorte de momentos especiais da gastronomia na tela.
Hoje, compartilho 2 receitinhas retiradas do livro.
Suflê de Queijo - baseada no filme Sabrina (1954) - pág.68
Ingredientes:
40g de manteiga
40g de farinha
250ml de leite frio
80g de parmesão ralado
sal, pimenta e noz-moscada a gosto
3 gemas 5 claras em neve
Preparo: Unte com manteiga e enfarinhe de 6 a 8 ramequins. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Faça um roux (espessante), levando a manteiga e a farinha para dourar ligeiramente. Retire a panela do fogo e junte o leite frio, pouco a pouco, mexendo para não empelotar. Junte o queijo, os temperos, as gemas e misture bem. Adicione as claras em neve delicadamente e leve ao forno nos ramequins por 30 minutos. Aqui embaixo, é possível conferir o passo-a-passo no canal ‘Cozinha pra 2’:
Receita de cookies - baseada no filme Mais Estranho que a Ficção (2006) - pág. 103
ps.: este é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Se você ainda não teve a oportunidade de assistir, recomendo vivamente!
Ingredientes:
235g de farinha
100g de choc. em pó
170g de manteiga
360g de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ovos
100g de nozes
280g de choc. meio amargo picado
Preparo: misture a farinha e o chocolate em pó peneirados com manteiga gelada até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal, os ovos, as nozes, e, por último, o chocolate picado. Divida a massa em duas partes e faça dois boudins (formato de uma cobra) de 3cm de diâmetro cada e enrole no filme plástico. Coloque na geladeira para endurecer e depois corte em fatias de 1cm de largura. Asse sobre papel manteiga, a 160°/180°C, por cerca de 15 a 20 minutos, deixando um espaço de 2cm entre as fatias. Só desenforme depois de frio.
Ainda sobre gastronomia, recomendo que você confira essa edição da newsletter, que fala sobre os diálogos entre composição visual/fotográfica e comida.
💡Novidades e avisos f/508
Quem avisa, amigo é: restam poucas vagas para ensaios fotográficos comigo na temporada 2023 de Brasília, que acontece em jun/jul. Se quiser saber mais, me manda um ‘oi’ em resposta a este email, que te conto tudo.
HOJE começa a primeira turma do novíssimo História da Arte Decolonial, com o querido Tio Virso. Super em conta, com 5 aulas incríveis! (R$120)
Se liga: estão abertas as inscrições para dois cursos clássicos: Introdução à Fotografia e Intermediário em fotografia, ambos com o Humberto Lemos.
Tem cursos novos fantásticos no ar! Autorretrato: práticas lúdicas (com Jacqueline Hoofendy) e Ilustração sem limites: um curso para não-conformistas (com a Anne Mendes).
Para colocar na agenda: lançaremos um aulão especialíssimo, de fotografia de viagens, que acontecerá no dia 23 de maio. O preço vai ser super acessível e 100% do faturamento será para ajudar a casa dos doguinhos, um projeto lindo de resgate animal que acompanhamos há anos e precisa de apoio para veterinário, ração, estrutura e outros cuidados. Em breve conto mais!
Gostou do que encontrou aqui? Encaminhe para um amigo, recomende, se possível, apoie os nossos projetos. Nós somos uma iniciativa cultural independente, com quase 18 anos, sem patrocínio ou apoio governamental. Tem alguma questão? É só responder a este email, que falará diretamente comigo. Beijinhos e até a próxima,
Raquel Pellicano
Acompanhe o f/508:
visite o nosso site
siga no instagram
siga no twitter
assine no youtube
junte-se à conversa no discord
apoie nossa curadoria de conteúdo no apoia.se