✨Ontem à noite, recebemos em nossa casa lisboeta uma amiga querida, a Bruna Machado, para várias horas de conversa e fofoca. A Bruna trabalhou diretamente comigo no f508, e há alguns anos tomou a difícil decisão de transicionar de carreira, no auge dos 30 e poucos: se tornaria chef. Desde então, conta ela, este tem sido um grande desafio de resiliência e aprendizado.
Para além da ótima conversa, trocamos ideia sobre esse universo pelo qual todos temos tanto fascínio: a gastronomia. Alguns sabem, outros não, mas eu e Humberto criamos, dentro do espaço físico que existia do f508, um bistrô. Ali enxergávamos uma oportunidade de treino para aspirantes a chefs, bem como um espaço de desenvolvimento para uma gastronomia experimental e fora da caixa.
Trouxemos um conceito que ainda não era explorado em Brasília: os menus degustação. Criamos menus harmonizados com provas de chás especiais, e eventos temáticos (como a noite de Yves Klein, com - acreditem - comidas azuis) e tudo era uma experiência bem interessante.
Dito isso, apesar de não termos envolvimento maior com o mundo da comida, tivemos muitas oportunidades de contato com a gastronomia durante a gestão desse espaço, que nos era tão especial. Começamos a enxergar, depois de algum tempo, que existe muita convergência entre as construções de sabores gastronômicos e a fotografia ou as artes visuais.
Dá só uma olhada nessa comparação que pensamos rapidamente, sobre o que compõe bons pratos e boas fotografias:
É essa visão que nos leva a desenvolver um projeto como o Passaporte Cultural. Enxergamos as disciplinas com muita conexão. Ter a visão de como tudo pode se conectar de mil diferentes maneiras, te ajuda a pensar de forma mais abrangente, a compreender que tudo à nossa volta pode ser assunto, inspiração ou insumo para produção artística ou fotográfica.
Se nos sentimos de alguma forma entediados, é porque não estamos enxergando direito: seguimos com o véu que separa todas as coisas como pertencentes a assuntos, disciplinas e gavetas que divergem e não dialogam. Ao mudarmos o jeito de olhar, combinações infinitas se tornam possíveis.
O chef confeiteiro, Jordi Roca…
… que me foi apresentado hoje, pela Bruna, demonstra muito bem o caráter artístico e conceitual possível na gastronomia. As suas construções de pratos, sabores e conceitos, tem uma complexidade tangível, totalmente inerentes ao universo artístico. Difícil não se impressionar com o vídeo, onde ele cria uma sobremesa baseada em livros velhos, e desenvolve todo um aparato para extrair o ‘aroma de livro antigo’.
Por fim, algumas recomendações finais, pra acordar o monstrinho que mora dentro do estômago de cada um de nós:
👁️ fiz esse levantamento de filmes sensacionais onde a gastronomia é o assunto principal: como não amar?
👁️ está tenso? Tenho certeza de que esse canal no youtube vai te ajudar a se acalmar. Eu fico feliz só de assistir qualquer vídeo dessa família com uma linda vida rural.
📣 novidades importantes no f/508:
✨ Já viu a masterclass incrível do mês, sobre autorretrato, com a artista Jacqueline Hoofendy? Corre pra garantir a sua vaga, custa só R$30 e essa aula não será gravada.
⏳ Seguem abertas as inscrições para o próximo ciclo do Passaporte Cultural! Custa menos de um cafezinho por dia pra você ter acesso a todos os cursos livres de curta duração do f508 (mínimo de 3 por mês).
✨Estão oficialmente abertas as inscrições para a turma 7 da Pós Graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação, com início em agosto de 2023!
📣 extra! extra! Tem cheirinho de projeto novo no ar!
A criação do programa de Pós-Graduação em Poéticas da Escrita tem como princípio norteador a necessidade cada vez mais urgente dos indivíduos de se expressarem de maneira criativa através de narrativas nos mais diversos gêneros e suportes, podendo aplicar esse conhecimento a qualquer atividade profissional, das mais pessoais e autorais até àquelas voltadas ao mercado.
Desta maneira, o curso pretende fornecer o aporte teórico e prático para que o pós-graduado possa ter liberdade de criação e domínio de técnicas e métodos para a produção de seus textos de maneira crítica, autoral e esteticamente atraente.
Dialogando com outras linguagens, como as artes visuais e o design, a escrita pode ser uma ferramenta a ser implementada em qualquer campo, aperfeiçoando a própria maneira com que o pós-graduando atua em sua área de conhecimento.
Gostou do que encontrou aqui? Encaminhe para um amigo, recomende, se possível, apoie os nossos projetos. Tem alguma questão? É só responder a este email, que falará diretamente comigo. Beijinhos e até a próxima,
Raquel Pellicano
Acompanhe o f/508:
visite o nosso site
siga no instagram
siga no twitter
assine no youtube
junte-se à conversa no discord
apoie nossa curadoria de conteúdo no apoia.se